Uma equipe de mergulhadores de uma empresa de salvamento submarino encontrou US$ 1 milhão em moedas de ouro e prata nas águas da chamada “Costa do Tesouro”, na Flórida. O achado, anunciado nesta semana pela 1715 Fleet – Queens Jewels LLC, soma mais de mil moedas cunhadas séculos atrás em colônias espanholas da Bolívia, México e Peru.
Segundo a 1715 Fleet Society, a fortuna era transportada para a Espanha quando, em 31 de julho de 1715, um furacão afundou os navios da frota, espalhando as riquezas pelo mar. Desde então, caçadores de tesouros e equipes de resgate já encontraram milhões de dólares em moedas ao longo da costa entre Melbourne e Fort Pierce.
A empresa informou que muitas das moedas recém-descobertas ainda preservam datas e marcas de cunhagem, detalhes valiosos para historiadores e colecionadores. Para Sal Guttuso, diretor de operações da companhia, o achado é “não apenas sobre o valor do tesouro, mas sobre as histórias que ele conta”, destacando que cada moeda representa “um elo tangível com a Era de Ouro do Império Espanhol”.
No ano passado, autoridades da Flórida anunciaram a recuperação de moedas de ouro roubadas de outro naufrágio, atribuídas a um parente de um dos contratados pela mesma empresa. Pela lei estadual, todo tesouro ou artefato histórico encontrado em terras ou águas pertencentes ao estado pertence ao governo, que deve reter cerca de 20% dos materiais recuperados para pesquisa ou exposição pública.
Fonte: ABC