Com o aumento do nível do mar provocado pelas mudanças climáticas, grandes áreas da Flórida correm risco de desaparecer sob as águas nas próximas gerações. Um mapa divulgado pela organização Climate Central mostra que regiões como o Parque Nacional Everglades e as Florida Keys podem estar quase totalmente submersas dentro de 100 anos.
Áreas centrais também seriam impactadas, incluindo terrenos próximos a lagos como Jesup e Monroe, além de partes costeiras de Volusia e Brevard County, onde até o Kennedy Space Center pode ser atingido por volta de 2120.
O professor emérito da Universidade da Flórida Central, Joseph Donoghue, explica que o nível do mar sobe cerca de 4 mm por ano, tendência que deve acelerar. Modelos climáticos indicam uma elevação de 1 metro até 2100, o que inundaria 10% do estado. Em cenários mais extremos, o aumento pode chegar a 2 metros até 2150, especialmente se a Antártica Ocidental colapsar.
Além do impacto ambiental, o fenômeno já atinge a vida cotidiana: seguros e financiamentos de imóveis costeiros estão ficando cada vez mais difíceis de obter, refletindo o risco crescente.
Fonte: Click Orlando