O distrito escolar de Broward County na Flórida, voltou a debater o fechamento e a reorganização de escolas diante da queda no número de matrículas. Nesta terça-feira (19), a diretoria recebeu uma lista com 34 escolas subutilizadas que podem ser repensadas, consolidadas ou fechadas. Só neste ano letivo, a rede perdeu mais de 8 mil estudantes.
Entre as escolas ameaçadas estão instituições históricas, como a Stranahan High School, uma das mais antigas do estado, além de Plantation High e Hallandale Magnet High School. Também aparecem na lista diversas escolas de ensino fundamental e médio, como North Fork, Dolphin Bay, Panther Run Elementary, McNicol e Olsen Middle School.
A redução da matrícula tem sido atribuída ao crescimento das escolas charter, ao aumento do uso de vouchers estaduais para custear a rede privada e ao alto custo de vida, que tem levado famílias a deixar o sul da Flórida. No ano passado, o distrito já havia fechado uma escola primária, convertendo-a em centro de educação infantil, e criado novas unidades no formato K-8 e 6-12.
O debate entre os conselheiros mostra divergências: enquanto alguns defendem o fechamento como inevitável para melhorar a qualidade do ensino e reduzir custos, outros pedem cautela, ressaltando que isso só deve acontecer se significar melhores oportunidades acadêmicas para os alunos afetados.
O processo ainda está no início, sem decisões tomadas. As opções incluem desde fusões e criação de novas estruturas até o fechamento definitivo de escolas.
Fonte: Local 10