Os republicanos Jimmy Patronis e Randy Fine venceram as eleições especiais na terça-feira (1) em dois distritos congressionais da Flórida, com o apoio do presidente Donald Trump, para preencher cadeiras vagas em redutos republicanos tradicionais.
Patronis, o tesoureiro do estado, conseguiu se manter na liderança apesar de um grande investimento financeiro por parte da democrata Gay Valimont, que arrecadou e gastou muito mais do que ele. Patronis vai ocupar a cadeira do 1º Distrito de Flórida, no noroeste do estado, que foi deixada vaga pelo ex-deputado Matt Gaetz, que foi escolhido para ser o procurador-geral de Trump, mas se retirou do cargo devido a alegações de má conduta sexual, que ele negou.
Já no 6º Distrito do norte da Flórida, Fine derrotou o democrata Josh Weil para ocupar a vaga deixada por Mike Waltz, que foi nomeado para o cargo de assessor de segurança nacional de Trump.
Essas vitórias aumentam a vantagem republicana para 220-213 na Câmara dos Representantes. Embora a vitória dos republicanos fosse amplamente esperada em ambos os distritos — dois dos mais republicanos do país — o fato de os democratas terem reduzido as margens significativamente em comparação com novembro é notável.
As eleições foram alguns dos primeiros testes eleitorais para a nova administração de Trump. As margens menores podem sinalizar uma mudança no sentimento público, com um entusiasmo incomum por parte dos democratas, que investiram milhões de dólares nessas eleições. O partido de oposição esperava que a reação à reforma do presidente sobre as agências federais e à demissão de trabalhadores federais ajudasse a reduzir a vantagem republicana nas urnas.
Fonte: Local 10