A partir de agora, os policiais de Hialeah vão colaborar com agentes federais no combate à imigração ilegal, como parte de novas leis estaduais de imigração sancionadas no mês passado. Embora a cooperação com o ICE (Serviço de Imigração e Fiscalização de Aduanas) seja tecnicamente opcional, muitos departamentos de polícia do sul da Flórida, diante das consequências incertas de não participar, decidiram aderir.
Na terça-feira, membros do Conselho Municipal de Hialeah defenderam o apoio ao acordo 287-G, que permite que policiais locais ajudem a fiscalizar a imigração. O prefeito de Hialeah, Esteban Bovo, garantiu que, apesar de rumores, não haverá separação ativa de famílias. O vice-presidente do conselho, Luis Rodriguez, também reafirmou que as alegações de separar pais de filhos são falsas.
O chefe de polícia de Hialeah, George Fuente, expressou apoio ao plano, destacando que a medida permitirá treinar policiais para entender os protocolos e operações do ICE, incluindo o acesso a um banco de dados de imigrantes indocumentados considerados passíveis de detenção. A cidade se junta a outras do sul da Flórida, como Davie e Coral Gables, na assinatura do acordo, parte das novas leis de imigração aprovadas pelo governador Ron DeSantis.
A Flórida lidera a lista federal de departamentos que aderiram à medida. Os departamentos do xerife de todos os 67 condados do estado aderiram ao acordo.
Fonte: Local 10