O governador da Flórida, Ron DeSantis, prometeu eliminar os impostos sobre aluguel de negócios no estado, durante uma conferência de imprensa em Winter Haven na segunda-feira (10). A taxa de imposto sobre aluguel de negócios na Flórida, que caiu de 5,5% para 2% nos últimos anos, incide sobre espaços alugados para fins comerciais, como armazéns, escritórios e até centros de convenções.
DeSantis destacou que a Flórida é o único estado no país que cobra esse tipo de imposto, algo que ele considera "sem muito sentido". Embora o imposto gere receita, ele acredita que o impacto positivo na economia seria maior se fosse completamente eliminado. A Flórida tem experimentado superávits orçamentários significativos, impulsionados, em parte, por cortes de gastos e aumento na arrecadação de impostos sobre vendas.
Na proposta de orçamento de DeSantis para 2025-2026, ele incluiu a revogação do imposto sobre aluguel de negócios como uma meta central, o que, segundo seu escritório, economizaria cerca de US$ 1,6 bilhão para as empresas da Flórida. O imposto seria reduzido gradualmente, começando com 1% em 2026 até ser totalmente eliminado em 2027.
Outras propostas do pacote de alívio fiscal incluem: um feriado de impostos sobre vendas de duas semanas para itens escolares, um feriado de um mês para itens de recreação ao ar livre, uma semana de isenção para ferramentas usadas por trabalhadores qualificados, isenção de impostos sobre munições e armas de fogo entre o Memorial Day e o 4 de julho, e uma isenção de impostos sobre combustível de embarcações por dois meses, entre outras medidas.
DeSantis também abordou a questão dos impostos sobre propriedades, destacando a necessidade de reduzir ou melhorar as isenções de homestead, algo que exigiria uma emenda constitucional. No entanto, se uma emenda for aprovada pelos legisladores, ela ainda precisaria de aprovação de 60% dos eleitores da Flórida para ser implementada.
Fonte: News6