Um motorista foi preso após ser acusado de dirigir sob efeito de álcool e passar por cima de um ninho de tartarugas marinhas na praia de Fort Lauderdale.
De acordo com uma testemunha, eles estavam na praia, pouco antes das 21h30 de domingo, trabalhando como voluntários na Sea Turtle Oversight Protection, quando viram um Hummer em alta velocidade na praia.
“Esse é um comportamento inaceitável”, disse Jason, um voluntário na praia, sobre o incidente. “Não há motivo para isso.”
O Hummer, segundo a testemunha, passou por cima do ninho de tartarugas marinhas que estava sendo monitorado por voluntários sancionados pela Florida Fish and Wildlife Conservation Commission e chegou a poucos metros deles.
O vídeo do celular, compartilhado com a 7News, mostra o motorista acelerando em alta velocidade pelo trecho arenoso da praia.
“O motorista fez várias passagens pela praia, subindo, descendo e subindo novamente, acho que procurando uma saída”. disse Jason.
Quando a polícia chegou à praia, Manuel Ortega Orellana, de 42 anos, foi preso e acusado de dirigir embriagado.
As tartarugas marinhas são uma espécie em extinção e protegida. O condado de Broward abriga mais ninhos de tartarugas dessa espécie do que a maioria dos condados da Flórida.
“Vemos entre 50 e 80 filhotes nascerem de cada ninho”, disse Bridgette, outra voluntária. “Para cada mil filhotes de tartaruga marinha que eclodem, apenas um chega à idade adulta.”
Essa é a estação do ano em que os filhotes de tartaruga saem dos ninhos e vão para o oceano. A cidade de Fort Lauderdale impõe restrições de luz para que as tartarugas bebês possam chegar ao oceano em segurança e sem confusão.
“Temos uma pessoa dirigindo sobre os ninhos de tartaruga. É absolutamente hediondo e nojento. Ilegal, indefensável”, disse Holly, uma voluntária que sai para monitorar as tartarugas todas as noites, sobre o incidente. “Essas tartarugas levam cerca de dois a três dias para chegar ao topo da superfície e depois emergem. Portanto, se essas tartarugas estivessem no topo da superfície, esperando para sair, e o motorista passasse por cima delas, ele poderia ter matado um monte de tartarugas.”
“Vimos tartarugas fazendo ninhos aqui até recentemente, na semana passada”, disse Jason. “Às vezes, duas, três, quatro de cada vez, em diferentes estágios de desenvolvimento, postura de ovos, e elas levam tempo para fazer isso. Se ele tivesse vindo atropelado uma mãe que estivesse fazendo ninho, poderia ter sido ainda pior.”
Os voluntários disseram que ainda é muito cedo para determinar a intensidade com que os ovos foram afetados, mas eles terão que monitorá-los e ver se algum filhote de tartaruga marinha sai do ninho e chega ao oceano.
“Esses animais estão enfrentando tantos problemas criados pelo homem”, disse Holly. “É absolutamente horrível.”
Orellana permanece na Cadeia do Condado de Broward em uma prisão de imigração.
O FWC investigará o incidente.
Fonte: WSVN