O Departamento de Estado dos Estados Unidos publicou, nesta segunda-feira (5), nas redes sociais, a frase “Este é o nosso hemisfério” em referência à operação que resultou na captura de Nicolás Maduro, na Venezuela.
Na postagem feita na rede X, o texto diz:
“Este é o NOSSO hemisfério, e o presidente Trump não permitirá que nossa segurança seja ameaçada.”
A publicação traz uma imagem em preto e branco do presidente Donald Trump, com a palavra “nosso” destacada em vermelho. Um post semelhante também foi divulgado pela conta oficial do Departamento de Estado em espanhol.
A Casa Branca divulgou ainda um artigo com a mesma mensagem, atribuindo a frase ao secretário de Estado, Marco Rubio, que concedeu diversas entrevistas a veículos americanos ao longo do dia. Segundo o governo, Rubio afirmou que Trump mantém um compromisso “inquebrantável” de impedir que o Hemisfério Ocidental se torne abrigo para traficantes de drogas, aliados do Irã ou “regimes hostis”.
“O Hemisfério Ocidental é onde vivemos, e não vamos permitir que ele seja uma base de operações para adversários, concorrentes ou rivais dos Estados Unidos”, disse Rubio.
Maduro é acusado pelos EUA de narcoterrorismo e outros crimes. Após ser capturado na Venezuela, foi levado para Nova York, onde se declarou inocente durante audiência realizada nesta segunda-feira.
Situação política na Venezuela
Com a deposição de Maduro, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu como presidente interina. A decisão foi tomada pelo Tribunal Supremo de Justiça logo após a operação, com o argumento de garantir “continuidade administrativa e defesa da Nação”.
As Forças Armadas também reconheceram Rodríguez no cargo por 90 dias.
No domingo (4), Trump declarou que os Estados Unidos estão “no comando” da situação no país. Questionado sobre quem lidera a Venezuela neste momento, respondeu:
“Isso significa que nós estamos no comando”.
Fonte: G1

