A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk começou a vender nos Estados Unidos a versão em comprimido do Wegovy, medicamento para tratamento da obesidade que até então estava disponível apenas em formulação injetável.
Segundo a empresa, a dose inicial diária de 1,5 mg custa US$ 149 por mês para pacientes sem cobertura ou que pagam diretamente. A dose de 4 mg terá o mesmo preço até 15 de abril, quando passará a US$ 199.
A FDA, agência reguladora americana, aprovou o novo formato em dezembro. A Novo Nordisk afirma que o produto é a “primeira e única” pílula de GLP-1 indicada para perda de peso. Um concorrente da Eli Lilly, o orforglipron, ainda está em análise.
O comprimido usa semaglutida — o mesmo princípio ativo de Wegovy e Ozempic — e apresenta efeitos colaterais semelhantes, como náusea e diarreia.
Assim como a versão injetável, o medicamento deve ser usado em combinação com dieta e atividade física. Em estudos clínicos, participantes perderam cerca de 14% do peso corporal — chegando a 17% entre aqueles que permaneceram no tratamento por mais tempo.
A chegada da pílula oferece uma alternativa mais prática aos injetáveis, que ganharam enorme popularidade no país: estimativas apontam que cerca de um em cada oito americanos já utilizou algum GLP-1 para perda de peso ou outras condições.
Fonte: CBS

