O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (22) planos para que a Marinha americana inicie a construção de uma nova classe de navios de guerra batizada em sua homenagem. Segundo ele, as embarcações da chamada classe Trump serão “maiores, mais rápidas e 100 vezes mais poderosas do que o maior navio de guerra já construído pelos Estados Unidos”.
De acordo com Trump, o projeto começará com a construção de dois navios, mas poderá ser ampliado futuramente para um total de 20 a 25 embarcações. O anúncio foi feito em Mar-a-Lago, residência particular do presidente, na Flórida.
Durante o discurso, Trump afirmou que pretende se reunir na próxima semana com grandes empresários do setor de defesa, com o objetivo de discutir atrasos recorrentes na produção de equipamentos militares e estouros de orçamento em contratos do Pentágono.
O presidente também disse que seu governo planeja editar uma **ordem executiva** para restringir recompras de ações, pagamento de dividendos e remuneração de executivos de empresas de defesa envolvidas em projetos atrasados ou com custos acima do previsto.
“Vamos começar a investir dinheiro na construção de aviões e navios, e nas coisas de que precisamos, não daqui a 10 ou 15 anos. Precisamos delas agora”, afirmou Trump.
Na semana passada, a agência Reuters já havia noticiado que o governo estudava medidas para limitar práticas financeiras de empresas contratadas pela área de defesa como forma de pressionar por maior eficiência.
Trump e integrantes do Pentágono têm criticado repetidamente a indústria de defesa americana, classificando-a como cara, lenta e pouco flexível. Segundo o presidente, mudanças profundas serão necessárias para acelerar a produção de equipamentos militares estratégicos.
Fonte: G1

