O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, detalhou nesta quinta-feira os planos da Casa Branca para celebrar, em 2026, os 250 anos da independência do país, prometendo o que chamou de “a maior festa de aniversário que o mundo já viu”. O conjunto de eventos foi batizado de “Freedom 250” e foi apresentado oficialmente nas redes sociais.
Segundo a Casa Branca, as comemorações ocorrerão entre 25 de junho e 10 de julho e incluirão um desfile chamado “Spirit of America”, em homenagem a soldados mortos em combate; um show de fogos de artifício no National Mall, descrito por Trump como o maior do mundo; e uma“Grande Feira Estadual Americana”, com pavilhões representando todos os 50 estados.
Entre os destaques está a criação dos “Patriot Games”, definidos por Trump como um evento esportivo de quatro dias com a participação dos melhores atletas do ensino médio do país. Cada estado e território enviaria um jovem e uma jovem para competir. Ao anunciar a iniciativa, o presidente reiterou sua oposição à participação de atletas transgênero em competições femininas.
Trump também voltou a mencionar planos para realizar uma luta do UFC no gramado sul da Casa Branca, no Dia da Bandeira, em 14 de junho — data que coincide com seu 80º aniversário. O evento seria organizado por Dana White, presidente do UFC, aliado político do republicano, e marcaria a primeira competição esportiva da história realizada na sede do Executivo.
Além das festividades, o presidente destacou projetos de infraestrutura em Washington, incluindo a construção de um arco do triunfo próximo à entrada do Cemitério Nacional de Arlington, inspirado no Arco do Triunfo de Paris. Segundo Trump, as obras devem começar em breve.
O anúncio ocorre em meio a esforços do governo para ressaltar conquistas do primeiro ano de mandato, enquanto Trump enfrenta baixos índices de aprovação, especialmente na área econômica.
Fonte: ABC

