As contas de energia dos americanos ficaram mais caras desde o início do atual governo de Donald Trump, de acordo com um novo relatório da organização Climate Power. Segundo a análise, baseada em dados da Agência de Informação de Energia dos EUA (EIA), as tarifas de eletricidade aumentaram em média 13% ao longo de 2025.
O estudo atribui a alta a uma combinação de fatores, incluindo o crescimento acelerado da demanda por energia — impulsionado por data centers, mineração de criptomoedas, veículos elétricos e ondas de calor extremo — e mudanças recentes na política energética. A Climate Power afirma que o pacote de gastos assinado por Trump em julho teria encarecido os custos ao retirar fontes de energia mais baratas e limpas da matriz elétrica, ao mesmo tempo em que ampliou incentivos ao setor de petróleo e gás.
Segundo o relatório, projetos cancelados ou adiados desde a eleição de Trump resultaram na perda de quase 25 mil megawatts de geração planejada, energia suficiente para abastecer mais de 13 milhões de residências. Especialistas alertam que os preços podem subir ainda mais se a oferta continuar crescendo mais lentamente do que a demanda.
A Casa Branca rebateu o estudo, afirmando que Trump está corrigindo uma “crise energética herdada” do governo Biden e culpando estados governados por democratas por manterem preços elevados.
Fonte: ABC

