Novas fotos do acervo pessoal do bilionário Jeffrey Epstein, divulgadas por parlamentares democratas nesta sexta-feira (12), mostram o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado de mulheres e outras figuras públicas. As imagens fazem parte de um lote de 19 fotografias liberadas pelo Comitê de Supervisão da Câmara, que afirma estar analisando mais de 95 mil arquivos recebidos do espólio de Epstein.
Trump, que foi amigo de Epstein por anos, aparece em três fotos. O presidente diz que rompeu relações com o bilionário por volta de 2004, bem antes de Epstein ser preso pela primeira vez, e nega qualquer envolvimento em irregularidades.
Além de Trump, surgem nas imagens nomes como o ex-presidente Bill Clinton, o empresário Bill Gates, o diretor Woody Allen, o ex-assessor Steve Bannon, Larry Summers e Andrew Mountbatten-Windsor, que perdeu seu título de príncipe devido à ligação com Epstein. Apesar da repercussão, as fotos não mostram atividades ilegais.
O deputado democrata Robert Garcia afirmou que a divulgação é necessária para “acabar com o acobertamento” e buscar justiça para as vítimas. Segundo ele, mais imagens serão publicadas nos próximos dias. O Departamento de Justiça dos EUA tem até 19 de dezembro para liberar todos os arquivos da investigação sobre Epstein, depois que Trump sancionou uma lei determinando a abertura dos documentos.
O caso voltou ao centro das atenções nesta semana, quando parlamentares também divulgaram fotos inéditas da ilha particular de Epstein, em Little Saint James, nas Ilhas Virgens Americanas — local apontado como cenário de parte dos crimes sexuais cometidos pelo bilionário. As imagens mostram ambientes luxuosos e objetos da residência, incluindo um telefone com uma lista de contatos.
Fonte: G1

