Viajantes enfrentaram um dos fins de semana mais caóticos do ano nos aeroportos dos Estados Unidos, com mais de 12 mil atrasos e 1.424 cancelamentos registrados no domingo, segundo o FlightAware. As interrupções foram causadas por uma combinação de tempestades de inverno e problemas de software que afetaram modelos Airbus A320. Grandes hubs como Chicago, Nova York, Boston, Detroit, Des Moines e Fort Lauderdale estiveram entre os mais afetados.
Além dos impactos aéreos, houve também um incidente ferroviário em Providence, onde um incêndio atingiu vagões de um trem da Amtrak, embora ninguém tenha se ferido.
No ar, o mau tempo no Meio-Oeste derrubou neve acima de 20 cm em partes de Iowa e trouxe previsões de até 25 cm em Illinois, Indiana, Michigan e Wisconsin. Chicago cancelou mais de 1.400 voos no sábado. Detroit também registrou centenas de atrasos enquanto a tempestade avançava.
A situação se agravou com a determinação da Administração Federal de Aviação (FAA), que exigiu atualizações de software em milhares de aeronaves Airbus A320 e A321 no mundo, incluindo modelos usados pela JetBlue, Frontier e Spirit. A JetBlue foi a mais impactada, cancelando cerca de 170 voos no domingo. A empresa informou que conseguiu atualizar quase 120 aeronaves, mas ainda trabalhava para concluir o restante. Frontier e Spirit relataram que as atualizações foram feitas com pouco ou nenhum impacto aos passageiros.
Fonte: CBS

