Viajantes que embarcam durante o feriado de Ação de Graças — ou em qualquer momento da temporada — agora podem usar o novo ID Digital da Apple para tornar a passagem pelo controle de segurança do TSA mais rápida e prática.
Tanto Apple quanto Android permitem que usuários criem uma identidade digital no celular que funciona como uma versão do Real ID e já é aceita em mais de 250 postos do TSA nos Estados Unidos.
Para criar o Apple Digital ID, basta adicionar as informações do passaporte ao aplicativo Wallet. Após a autenticação, o documento fica armazenado no dispositivo e pronto para ser utilizado no aeroporto. O Google Wallet também exige dados do passaporte para gerar o ID Pass, que oferece a mesma função. No entanto, nenhum desses documentos digitais pode ser usado para viagens internacionais.
O TSA reforça que todos os passageiros devem levar um documento físico válido como forma de identificação reserva.
No aeroporto, quem usa Apple Digital ID só precisa dar dois toques no botão lateral para ativar o documento na Wallet, aceitar o aviso na tela e aproximar o celular do leitor. Os dados são criptografados e nem a Apple nem terceiros têm acesso ao histórico de uso. O recurso exige iPhones com iOS 26 e também é compatível com Apple Watch.
Para utilizar o ID Pass no Google Wallet, o usuário deve desbloquear o aparelho, aproximar a parte traseira do telefone do ponto de leitura e tocar em “continuar” quando solicitado. Um check azul confirma o envio dos dados. Também é possível apresentar o QR code na tela, seguindo as instruções de compartilhamento. Em todos os casos, o Google Wallet exige autenticação antes de liberar o acesso.
Além disso, 17 estados dos EUA permitem que motoristas utilizem versões digitais de suas carteiras de habilitação, seja em carteiras digitais como a Apple Wallet ou em apps estaduais, e o TSA já aceita esses documentos.
Fonte: ABC

