Milhões de clientes do Amazon Prime vão receber reembolsos automáticos depois que a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) fechou um acordo de US$ 2,5 bilhões com a gigante de tecnologia. O órgão acusava a empresa de práticas enganosas para induzir consumidores a aderir ao Prime e dificultar o cancelamento da assinatura.
A reclamação foi apresentada em 2023, alegando que a Amazon manipulava o processo de inscrição e criava barreiras excessivas para o encerramento do serviço. Embora não tenha admitido irregularidades, a empresa afirmou que sempre atuou dentro da lei e que o acordo permitirá “seguir inovando para os clientes”.
Terão direito ao reembolso os clientes que assinaram o Prime entre junho de 2019 e junho de 2025 e usaram os benefícios do serviço menos de três vezes ao ano. Os pagamentos — de até US$ 51 — começarão a ser enviados automaticamente, e os consumidores elegíveis receberão um e-mail com instruções.
O valor poderá ser transferido via PayPal, Venmo ou enviado por cheque. A partir de 24 de dezembro, clientes que não receberem comunicação automática poderão verificar sua elegibilidade e enviar uma solicitação no site www.subscriptionmembershipsettlements.com.
Fonte: ABC

