Um número recorde de americanos deve viajar durante o período de Thanksgiving deste ano, segundo a AAA. A estimativa é de 81,8 milhões de pessoas se deslocando entre 25 de novembro (terça-feira) e 1º de dezembro (segunda-feira), um aumento de 1,6 milhão em relação a 2024. O feriado, celebrado em 27 de novembro, ocorre poucas semanas após o shutdown de 43 dias que causou cancelamentos de voos em todo o país, mas as companhias aéreas afirmam não esperar impactos residuais.
Viagens aéreas
A AAA prevê que 6 milhões de pessoas viajarão de avião, 2% a mais que no ano anterior. A Cirium aponta que domingo, 30 de novembro, será o dia mais movimentado, com mais de 3,28 milhões de assentos domésticos programados. Apesar disso, as reservas entre 26 e 30 de novembro estão 3,3% abaixo de 2024 por causa da incerteza provocada pelo shutdown.
A American Airlines afirma que operará mais de 80 mil voos no período, com pico também em 30 de novembro. A United Airlines espera seu maior volume histórico para Thanksgiving, destacando como dias críticos 30 de novembro, 29 de novembro e 1º de dezembro.
Os aeroportos mais movimentados devem ser Atlanta (Hartsfield-Jackson), Chicago O’Hare, Dallas-Fort Worth, Charlotte Douglas e Denver, segundo a Hopper.
Viagens de carro
Cerca de 73 milhões de pessoas — quase 90% dos viajantes — devem pegar a estrada. O aluguel de carros estará 15% mais barato que no ano passado.
Os dias mais congestionados devem ser 25 e 26 de novembro (terça e quarta-feira), além de 30 de novembro (domingo).
A INRIX recomenda viajar antes do meio-dia em 25 de novembro ou antes das 11h em 26 de novembro para evitar tráfego pesado. O Dia de Ação de Graças, por sua vez, costuma ter trânsito leve.
Para a volta, os melhores horários para dirigir são: antes das 11h em 28 de novembro (sexta), antes das 10h em 29 de novembro (sábado), antes das 11h em 30 de novembro (domingo) ou após as 20h em 1º de dezembro (segunda).
Fonte: ABC

