Após uma série de derrotas eleitorais republicanas em disputas estaduais, o presidente Donald Trump tentou minimizar o impacto dos resultados, afirmando que as perdas ocorreram porque ele não estava na cédula eleitoral e por causa do shutdown do governo. “TRUMP NÃO ESTAVA NA CÉDULA, E O SHUTDOWN FORAM AS DUAS RAZÕES PELAS QUAIS OS REPUBLICANOS PERDERAM AS ELEIÇÕES ESTA NOITE”, escreveu em sua rede social, citando “pesquisadores” não identificados.
Os resultados, vistos por analistas como um referendo sobre o próprio Trump e o Partido Republicano, ampliaram o descontentamento dentro da legenda. Mesmo assim, o presidente insistiu em suas bandeiras políticas, defendendo o fim do voto por correspondência, a exigência de identificação para votar e a eliminação do filibuster, regra que permite à minoria no Senado bloquear votações.
“Aprovem a reforma eleitoral, ID para votar, sem votos pelo correio. Salvem nossa Suprema Corte. Eliminem o filibuster!”, escreveu o republicano. Durante a apuração, quando Zohran Mamdani foi projetado vencedor na eleição para prefeito de Nova York, Trump reagiu com a frase “...E ASSIM COMEÇA!”.
Dias antes, ele havia ameaçado cortar verbas federais para Nova York caso Mamdani, apoiado por democratas progressistas, fosse eleito.
Fonte: ABC

