A popularidade do presidente Donald Trump caiu para o nível mais baixo desde o início de seu segundo mandato, segundo uma pesquisa da CNN em parceria com o instituto SSRS divulgada nesta terça-feira (3). Apenas 37% dos americanos aprovam o desempenho de Trump na presidência, enquanto 63% desaprovam — o índice mais alto de rejeição desde que ele assumiu o cargo.
O levantamento foi realizado entre 27 e 30 de outubro, durante um período de instabilidade nos Estados Unidos, marcado pelo shutdown do governo federal, o aumento das tensões com a Venezuela e a continuidade da guerra tarifária com parceiros comerciais. Desde janeiro, a aprovação de Trump tem mostrado tendência de queda entre eleitores de diferentes perfis e partidos.
De acordo com a pesquisa, 68% dos americanos acreditam que o país está indo mal ou muito mal, e 72% avaliam a situação econômica como ruim. Além disso, 61% dizem que as políticas de Trump pioraram as condições econômicas e o mesmo percentual considera que ele tem excedido seus poderes presidenciais. Já 81% enxergam o shutdown como uma crise ou um grande problema nacional.
Outra sondagem, conduzida pelo Washington Post, ABC News e Ipsos, mostrou que a maioria dos americanos não acredita que Trump esteja comprometido com a liberdade de expressão, a justiça imparcial ou eleições livres e justas. O estudo aponta que, apesar de o presidente se apresentar como defensor desses princípios, suas ações recentes — como ordenar investigações contra desafetos e demitir promotores — reforçam a percepção de abuso de poder.
Fonte: G1

