O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) confirmou que mais duas pessoas morreram e várias foram hospitalizadas em decorrência de um surto de listeria relacionado a massas prontas da empresa Nate’s Fine Foods Inc. Com as novas vítimas, o total de mortes subiu para seis e o número de hospitalizações chegou a 25, distribuídas em 18 estados.
As autoridades informaram que 27 casos de contaminação já foram registrados desde agosto de 2024. Os produtos afetados, vendidos refrigerados ou congelados para aquecimento em micro-ondas, foram recolhidos de grandes redes de supermercados, incluindo Walmart, Trader Joe’s, Kroger, Albertsons e Sprouts Farmers Market.
Segundo o CDC, novos casos continuam sendo identificados — sete apenas desde o último alerta em setembro. A agência recomenda que os consumidores verifiquem geladeiras e freezers, descartem os alimentos listados nos recalls e limpem superfícies que possam ter tido contato com eles, já que a Listeria monocytogenes pode sobreviver a baixas temperaturas.
Entre os itens adicionados recentemente ao recall estão:
- Sprouts Farmers Market Smoked Mozzarella Pasta Salad (validade até 29 de outubro de 2025)
- Scott & Jon’s Shrimp Scampi with Linguini Bowls (validade até março de 2027)
- Trader Joe’s Cajun Style Blackened Chicken Fettucine Alfredo (validade até outubro de 2025)
Além de massas das marcas Kroger, Albertsons, Marketside e Home Chef.
A listeria é uma bactéria que causa a infecção chamada listeriose, especialmente perigosa para gestantes, recém-nascidos, idosos e pessoas com imunidade baixa. A infecção pode causar aborto, parto prematuro e, em casos graves, levar à morte. Estima-se que cerca de 1.250 pessoas contraiam a doença por ano nos EUA, resultando em aproximadamente 172 óbitos.
Fonte: CBS

