O ex-presidente Barack Obama fez duras críticas ao governo de Donald Trump durante comícios democratas realizados no sábado (1º) na Virgíni e em Nova Jersey. Em tom de ironia, Obama comparou a atual gestão americana a “um Halloween sem fim”, marcado por “ilegalidade, imprudência e loucura”.
“É difícil saber por onde começar, porque todos os dias esta Casa Branca oferece às pessoas um novo lote de ilegalidade e imprudência. É como se todo dia fosse Halloween — só que só tem travessuras e nada de gostosuras”, disse Obama diante de uma multidão na Old Dominion University, em Norfolk.
O ex-presidente criticou a política tarifária “desastrosa” de Trump, o envio da Guarda Nacional para cidades americanas e o silêncio dos republicanos no Congresso, que, segundo ele, “não conseguem ou não querem controlar o presidente, mesmo sabendo que ele ultrapassa os limites”.
Em outro comício em Newark, Obama voltou a atacar as prioridades da Casa Branca, ironizando reformas caras promovidas por Trump. “Para ser justo, ele tem se concentrado em questões críticas, como pavimentar o Rose Garden para não sujar os sapatos e construir um salão de baile de US$ 300 milhões”, disse em tom sarcástico.
As declarações ocorrem às vésperas das eleições estaduais de 4 de novembro, quando quatro estados — incluindo Nova York — realizam pleitos de meio de mandato. Na ocasião, Obama declarou apoio às candidatas democratas Abigail Spanberger (Virgínia) e Mikie Sherrill (Nova Jersey), em um movimento que marca sua volta à cena política nacional.
Fonte: G1

