A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) anunciou o recolhimento de mais de 580 mil frascos de um medicamento para pressão arterial devido à possível presença de substâncias químicas associadas ao risco de câncer.
As empresas Teva Pharmaceuticals USA, sediada em Nova Jersey, e a distribuidora merisource Health Services realizaram o recolhimento voluntário em todo o país no início deste mês, segundo comunicado oficial da FDA. O medicamento afetado é o prazosin hydrochloride, disponível em doses de 1 mg, 2 mg e 5 mg, utilizado para relaxar os vasos sanguíneos e facilitar o fluxo de sangue — além de ser prescrito, em alguns casos, para tratar pesadelos e distúrbios do sono relacionados ao transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
A FDA classificou o recall como “risco de Classe II”, explicando que alguns lotes do remédio podem conter impurezas de nitrosamina, compostos potencialmente carcinogênicos que podem se formar durante o processo de fabricação ou armazenamento do medicamento.
A Teva Pharmaceuticals ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Fonte: CBS

