O Instagram anunciou nesta terça-feira (14) novas restrições automáticas para contas de usuários menores de 18 anos, alinhadas aos critérios de classificação PG-13, usados na indústria cinematográfica para indicar conteúdo que requer orientação dos pais. Segundo a controladora Meta, as novas regras começam a valer imediatamente e estarão totalmente implementadas até o fim do ano.
Com a mudança, todas as contas de adolescentes serão configuradas automaticamente com o modo 13+, e qualquer tentativa de desativá-lo exigirá autorização dos pais. Esse ajuste limita o acesso a buscas e perfis com conteúdo considerado impróprio para menores, incluindo termos como “álcool” ou “violência explícita”.
Além disso, adolescentes não poderão seguir contas que publiquem regularmente conteúdo fora da faixa etária adequada. Aqueles que já seguem perfis desse tipo deixarão de ver e interagir com suas postagens, não poderão enviar mensagens diretas (DMs) nem visualizar comentários desses usuários em outras publicações.
A Meta também aplicará as novas diretrizes a seus recursos de inteligência artificial, garantindo que as respostas geradas se mantenham dentro do padrão PG-13, sem conteúdos sensíveis. Para famílias que desejarem um controle ainda mais rígido, será possível ativar o modo “Limited Content”, que restringe ainda mais o que o adolescente pode ver e comentar.
Essas medidas ampliam as políticas lançadas em 2024 com o programa “Teen Accounts”, e seguem iniciativas semelhantes de YouTube e OpenAI para reforçar a segurança digital dos jovens.
Fonte: CBS