Mesmo com o governo dos Estados Unidos parcialmente fechado, os contribuintes que pediram extensão de prazo para entregar a declaração de imposto de renda ainda precisam cumprir o prazo final de 15 de outubro, informou o Internal Revenue Service (IRS).
“Os contribuintes devem continuar a enviar, depositar e pagar seus impostos federais normalmente. A paralisação não altera as responsabilidades tributárias”, disse um porta-voz da agência ao CBS News.
Segundo dados do IRS, cerca de 20 milhões de americanos — cerca de 13% do total de contribuintes — solicitam a extensão todos os anos. O adiamento concede seis meses extras para a entrega da declaração, mas não adia o pagamento de tributos devidos, que continua vencendo em 15 de abril.
Durante a paralisação, metade dos funcionários do IRS está de licença desde 8 de outubro, e apenas os serviços essenciais continuam funcionando — como o processamento de declarações e o atendimento ao contribuinte.
O prazo final para quem obteve a extensão é quarta-feira, 15 de outubro, às 23h59 (horário local). O IRS não concede novas prorrogações além dessa data, exceto para contribuintes afetados por desastres naturais. Este ano, moradores de Arkansas, Tennessee, Kentucky e condados de West Virginia têm até 3 de novembro para declarar, em razão de tempestades e enchentes ocorridas no início do ano.
Quem perder o prazo poderá ser multado em 5% do valor devido por mês de atraso, até o limite de 25%. No entanto, o IRS pode isentar a penalidade se o contribuinte apresentar uma justificativa plausível. Já quem tiver direito a restituição e declarar fora do prazo não recebe multa.
Fonte: CBS