Na véspera das audiências judiciais de Tyler Robinson e Luigi Mangione, acusados de assassinatos de grande repercussão, o departamento de contraterrorismo e inteligência da NYPD divulgou um relatório alertando para o risco de novos ataques contra políticos, empresários e outras figuras públicas.
O documento cita o assassinato do comentarista conservador Charlie Kirk, morto a tiros na semana passada, e o do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, em dezembro de 2024, como reflexo de um ambiente de crescente violência e polarização. O texto afirma que indivíduos com visões extremistas ou pessoais podem usar episódios anteriores como inspiração para novos ataques, especialmente em eventos públicos e abertos.
Robinson deve responder a acusações de homicídio qualificado em Utah nesta terça-feira. Segundo autoridades, ele pode ter sido radicalizado online e usava munição marcada com mensagens antifascistas e de cultura de memes. Já Mangione, acusado pelo assassinato de Thompson em Nova York, terá uma audiência no mesmo dia, em que o juiz analisará pedidos da defesa.
A polícia alerta que o assassinato de Kirk pode ser explorado por extremistas e até por estados estrangeiros, em campanhas de desinformação para aprofundar divisões políticas nos EUA.
Fonte: ABC