O presidente Donald Trump afirmou nesta segunda-feira (15) que sua administração chegou a um acordo sobre o TikTok e que discutirá o tema com o presidente chinês Xi Jinping em uma conversa marcada para sexta-feira. A declaração foi feita no Truth Social, onde Trump disse que as negociações comerciais com Pequim “foram muito bem” e que jovens americanos “ficarão muito felizes” com a solução encontrada.
Segundo o secretário do Tesouro, Scott Bessent, há um “arcabouço de acordo” envolvendo duas empresas privadas, com termos comerciais já definidos. As conversas têm como foco separar as operações do TikTok nos EUA da empresa chinesa ByteDance, atendendo a exigências de segurança nacional. Bessent está na Europa, onde se reuniu com representantes chineses.
O Congresso aprovou em 2024 uma lei que determinava a saída da ByteDance do TikTok até janeiro de 2025, sob pena de banimento. O texto foi confirmado pela Suprema Corte, mas Trump vem adiando a aplicação da proibição por meio de ordens executivas, instruindo o Departamento de Justiça a não penalizar Apple e Google por manterem o app em suas plataformas. O último adiamento vence em 17 de setembro.
Uma negociação semelhante já havia sido cogitada no início do ano, com a criação de uma nova empresa de capital majoritariamente americano, mas acabou barrada após o aumento das tarifas contra a China. A ByteDance insiste que qualquer acordo depende de aprovação de Pequim.
Fonte: CBS