Autoridades de saúde dos Estados Unidos alertaram para a expansão da doença de Chagas, transmitida pelo inseto conhecido como “barbeiro” ou kissing bug. Pesquisadores publicaram no jornal científico Emerging Infectious Diseases, do CDC, que o número de casos já confirma a condição de endemia no país, sobretudo na Califórnia, mas também em outros sete estados.
A doença, comum na América Latina, é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi e pode ser transmitida por meio das fezes do inseto, pela gestação (de mãe para filho) ou em transplantes de órgãos. Os sintomas iniciais incluem febre, fadiga, inchaço nos gânglios e, em alguns casos, inchaço nos olhos (sinal de Romaña). Em sua fase crônica, cerca de 30% dos infectados podem desenvolver problemas cardíacos graves e até fatais.
Estima-se que 300 mil pessoas vivam com Chagas nos EUA, mas especialistas acreditam que o número real seja maior, já que nunca foi feito um estudo nacional de prevalência. Os estados mais afetados incluem Califórnia, Texas, Arizona, Louisiana e Flórida. A falta de conhecimento médico e de políticas de saúde pública dificulta o diagnóstico e o tratamento.
Atualmente, há dois medicamentos antiparasitários aprovados nos EUA — benznidazol e nifurtimox — e testes laboratoriais disponíveis, embora ainda pouco acessíveis em áreas rurais. Pesquisadores pedem maior conscientização, financiamento e treinamento de profissionais para combater a doença, além de medidas simples de prevenção, como vedar portas e janelas, usar telas e eliminar entulhos que atraiam animais hospedeiros.
Fonte: FOX