A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) emitiu um alerta nesta terça-feira (19) recomendando que consumidores não consumam certos camarões congelados vendidos no Walmart, devido à suspeita de contaminação por césio-137, material radioativo. Os produtos foram processados pela empresa indonésia PT. Bahari Makmur Sejati (BMS Food) e distribuídos em 13 estados americanos, entre eles Flórida, Texas e Pensilvânia.
De acordo com a FDA, parte dos lotes foi identificada como pertencente à linha Great Value, marca própria do Walmart. A orientação é que clientes que adquiriram os camarões crus e congelados descartem imediatamente o produto e não o consumam. A agência aconselhou ainda que pessoas preocupadas com possível exposição procurem orientação médica.
O césio-137 é usado em equipamentos médicos e industriais, e a exposição repetida, mesmo em baixas doses, pode aumentar o risco de câncer. O alerta surgiu após a Alfândega dos EUA detectar o contaminante em contêineres nos portos de Los Angeles, Houston, Miami e Savannah. Embora os níveis encontrados estivessem abaixo do limite de intervenção (1200 Bq/kg), a FDA afirmou que amostras de camarão empanado poderiam representar risco adicional em combinação com outras fontes de radiação.
Nem o Walmart nem a empresa indonésia responsável pelo processamento se pronunciaram até o momento.
Fonte: NBC