A WK Kellogg Co., fabricante de marcas como Froot Loops, Apple Jacks, Frosted Flakes e Rice Krispies, anunciou que retirará todos os corantes artificiais de seus cereais até o final de 2027. A empresa afirmou que a mudança atende à demanda dos consumidores por produtos mais saudáveis, com mais grãos integrais e fibras, e menos aditivos sintéticos.
Segundo a Kellogg, 85% das vendas de cereais já não contêm corantes FD&C e nenhum produto possui o corante Red nº 3 há anos. A meta é que, já no ano letivo de 2026-27, os cereais servidos em escolas estejam livres desses aditivos. Além disso, a partir de janeiro de 2026, nenhum novo produto será lançado com corantes artificiais.
A iniciativa ocorre em meio ao esforço do secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr., para restringir aditivos sintéticos como parte do programa “Make America Healthy Again”. Nos últimos meses, empresas como Kraft Heinz, General Mills, PepsiCo, Hershey e Nestlé também anunciaram planos semelhantes.
A FDA, agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA, já aprovou recentemente três novos corantes de origem natural, ampliando as opções para substituição dos sintéticos. O movimento sinaliza uma tendência de transformação no mercado de alimentos processados, com foco crescente em ingredientes considerados mais saudáveis.
Fonte: ABC