Quase duas décadas depois de impor a retirada dos sapatos como parte da triagem de segurança, a Administração de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (TSA) anunciou que está encerrando essa exigência.
Segundo fontes ouvidas pela ABC News, a mudança começa a valer neste domingo (data específica não informada) em muitos dos principais aeroportos do país, e deve ser implementada gradualmente em todos os terminais dos EUA. Um memorando interno foi enviado a agentes da TSA na semana passada, informando que os passageiros não precisarão mais remover os sapatos nas filas normais de segurança, não apenas nas filas do programa TSA PreCheck.
A medida representa uma mudança significativa em um dos protocolos de segurança mais reconhecidos nos aeroportos americanos, instituído em 2006, cinco anos após o atentado frustrado de Richard Reid, o “homem-bomba do sapato”, que tentou explodir um voo da American Airlines com explosivos escondidos nos calçados.
Apesar da flexibilização, o memorando afirma que passageiros que dispararem alarmes nos escâneres ou magnetômetros ainda terão que remover os sapatos para inspeções adicionais.
A mudança faz parte de um esforço da agência para agilizar o processo de segurança e reduzir o tempo nas filas, sem comprometer a proteção dos viajantes.
Fonte: CBS