O presidente Donald Trump avaliará uma proposta final sobre o TikTok nesta quarta-feira (2), de acordo com fontes próximas ao planejamento. A administração está finalizando os planos para investidores potenciais, incluindo Blackstone e Oracle, além de uma longa lista de outros investidores que provavelmente envolverão grandes empresas de private equity, firmas de venture capital e investidores significativos da indústria tecnológica.
Uma reunião na Casa Branca contará com a participação de importantes oficiais do governo, incluindo o vice-presidente JD Vance, o secretário de Comércio Howard Lutnick, o conselheiro de segurança nacional Mike Waltz e a diretora de Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard. Ainda não está claro se Trump aprovará a estratégia.
Trump havia estabelecido um prazo até sábado, 5 de abril, para que a empresa chinesa ByteDance, dona do TikTok, vendesse sua participação no aplicativo ou enfrentasse um possível banimento no mercado dos EUA. Os legisladores haviam aprovado uma lei no ano passado com um prazo de venda até 19 de janeiro, mas Trump assinou uma ordem executiva concedendo uma extensão de 75 dias para um possível acordo.
Em declarações a repórteres a bordo do Air Force One no final de semana, Trump comentou sobre o TikTok: “Temos muitos compradores potenciais. Há muito interesse no TikTok. A decisão será minha.” Ele também disse, "Eu gostaria de ver o TikTok continuar." E reiterou os comentários na Casa Branca na segunda-feira, destacando que há "muito entusiasmo pelo TikTok."
Fonte: CBS