O governo da Flórida aguarda a aprovação de autoridades federais para abrir um terceiro centro de detenção de imigrantes no norte do estado, na região conhecida como Panhandle. A informação foi confirmada pelo governador Ron DeSantis durante entrevista coletiva realizada em frente ao segundo centro estadual, apelidado de “Deportation Depot”, instalado em uma antiga prisão no nordeste da Flórida.
Segundo DeSantis, a abertura da nova unidade depende apenas do aval do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS). Caso a autorização seja concedida, o centro entrará em operação imediatamente. O governador afirmou ainda que o estado avalia uma possível quarta instalação no sul da Flórida, além do centro já existente nos Everglades, conhecido como “Alligator Alcatraz”.
A administração DeSantis afirma que a ampliação da capacidade de detenção é necessária para apoiar a política federal de repressão à imigração irregular. De acordo com o governador, cerca de 20 mil pessoas em situação irregular foram presas na Flórida no último ano, sendo que 63% tinham antecedentes criminais.
No entanto, os centros de detenção têm sido alvo de críticas e processos judiciais. Advogados de imigrantes detidos nos Everglades denunciam condições precárias, como alagamentos, além de pressão para que os detidos aceitem a deportação voluntária sem acesso adequado a advogados. Três ações federais questionam tanto as condições quanto a legalidade da operação dessas.
Fonte: ABC

