Um juiz federal dos Estados Unidos arquivou um processo criminal contra o popular streamer de TikTok de Los Angeles Carlitos Ricardo Parias, atualmente detido por autoridades de imigração.
Na decisão emitida no sábado, o juiz distrital Fernando Olguin afirmou que os direitos de Parias foram violados porque seus advogados não puderam visitá-lo ou falar com ele durante a detenção — o que impediu a preparação adequada para o julgamento. O arquivamento foi feito “com prejuízo”, o que impede o governo de apresentar as mesmas acusações novamente.
Olguin escreveu que a falta de coordenação entre as agências federais “criou uma situação” em que violações constitucionais “poderiam — e de fato — ocorrer”. O gabinete do procurador dos EUA em Los Angeles disse discordar da decisão e avalia recorrer.
Parias havia sido indiciado no mês passado por agressão contra um agente federal com arma perigosa e dano a propriedade do governo, após um episódio em outubro no qual, segundo autoridades, ele teria batido o carro contra um veículo oficial enquanto era alvo de um mandado de imigração. Ele foi atingido no cotovelo por tiros de agentes, hospitalizado e, depois, enviado para um centro de detenção em Adelanto, na Califórnia.
As autoridades dizem que Parias é cidadão mexicano e vive ilegalmente no país. Conhecido por suas publicações em espanhol, ele reúne mais de 340 mil seguidores em duas contas, nas quais registra ações policiais, acidentes, incêndios e, mais recentemente, protestos e operações de imigração no sul da Califórnia.
Fonte: ABC

