Any Lucia Lopez Belloza, uma estudante universitária de 19 anos que chegou aos Estados Unidos aos 8 anos, foi deportada para Honduras na semana passada, apesar de uma ordem judicial determinando que ela não fosse removida do país. Segundo seu advogado, Todd Pomerleau, a jovem estava no aeroporto de Boston na sexta-feira, prestes a embarcar para o Texas para surpreender sua família no feriado de Ação de Graças, quando agentes a retiraram da fila.
De acordo com o advogado, Lopez Belloza foi informada de que havia uma ordem de deportação contra ela desde 2015, detida e posteriormente presa. Horas após sua detenção, documentos judiciais mostram que um juiz federal proibiu o governo de removê-la e de transferi-la para fora de Massachusetts. Ainda assim, ela foi enviada ao Texas naquela mesma noite e deportada para Honduras no dia seguinte.
Pomerleau diz que a estudante acreditava que passaria o feriado com a família e retornaria para fazer as provas finais da faculdade. “Agora ela está sentada em Honduras”, afirmou. Em comunicado à afiliada WCVB, o Serviço de Imigração e Controle Aduaneiro (ICE) confirmou a deportação e a existência da ordem de remoção. O advogado afirmou que buscará o retorno da jovem aos EUA.
Fonte: ABC

