A ofensiva migratória federal em Charlotte, maior cidade da Carolina do Norte, estaria encerrada, segundo o gabinete do xerife do Condado de Mecklenburg. Em comunicado divulgado na quinta-feira, as autoridades locais afirmaram que agentes federais confirmaram ao xerife Garry McFadden o fim oficial da operação “Charlotte’s Web”, iniciada no último fim de semana. A nota acrescentou que não haveria novas ações de agentes fronteiriços naquele dia.
O comunicado destacou, contudo, que o ICE continuará atuando normalmente na região, com autoridade plena para deter imigrantes sem documentação conforme a lei federal.
Mas a versão federal diverge. A secretária-assistente de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, negou que a operação tenha acabado, afirmando que ela “não terminou e não deve acabar tão cedo”. Um porta-voz do DHS também destacou a prisão de 370 pessoas nos últimos cinco dias, afirmando que os esforços seguem focados em “imigrantes ilegais criminosos”.
A ação faz parte da ampla campanha de deportações conduzida pelo governo Trump em cidades administradas por democratas, como Chicago, Los Angeles e, mais recentemente, Raleigh, onde a prefeita afirmou que as operações do Border Patrol “parecem ter sido suspensas”.
O número de prisões em Charlotte e arredores já é o dobro do informado inicialmente pelo DHS. A falta de detalhes sobre os detidos, a dimensão da operação e os locais das próximas ações tem deixado comunidades em alerta. Desde janeiro, autoridades migratórias intensificaram operações em todo o país, elevando o número de detidos a mais de 60 mil — um recorde histórico.
Fonte: CBS

