O Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) divulgou nesta semana o resultado de uma operação nacional realizada durante o fim de semana do Halloween, que resultou na prisão de dezenas de imigrantes ilegais condenados por crimes graves, incluindo abuso sexual de menores, sequestro, homicídio e tráfico de drogas.
Segundo o Departamento de Segurança Nacional (DHS), cerca de 70% das prisões feitas pelo ICE envolvem estrangeiros em situação irregular que já foram acusados ou condenados por crimes nos EUA. As detenções ocorreram em diversos estados, incluindo Califórnia, Texas, Flórida, Tennessee e Illinois.
Entre os casos destacados, está o de Sisawang Khambounheuang, do Laos, condenado por manter relações sexuais ilícitas com uma menor em San Diego, e o de Milton Rene Mendez-Arevalo, da Guatemala, preso em Los Angeles após condenação por sequestro. No Texas, Hector Eugenio Ramirez-Martinez, de Honduras, foi detido por indecência com menor, enquanto Francisco Nava-Garcia, do México, foi preso por agressão doméstica.
Na Flórida, Lázaro Mateo Ruiz, de Cuba, condenado por homicídio e roubo, foi capturado em Miami-Dade, e Juan Gomez-Gutierrez, da Colômbia, foi preso em Tampa por tráfico internacional de cocaína. Já em Illinois, Brigidio Ovido Gomez Garcia, da Guatemala, foi detido por violência doméstica e dirigir sob efeito de álcool.
A subsecretária assistente do DHS, Tricia McLaughlin* afirmou que a operação reflete o compromisso do governo em “remover os piores dos piores criminosos das comunidades americanas”, apesar das críticas de autoridades e estados com políticas de santuário para imigrantes.
Fonte: FOX

