Um imigrante indocumentado de 24 anos, identificado como José Castro-Rivera, morreu após ser atropelado por uma caminhonete enquanto tentava escapar de agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), na manhã de quinta-feira (23), na rodovia interestadual 264, em Norfolk, Virgínia, segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS).
De acordo com o DHS, Castro-Rivera e outras pessoas estavam em um veículo interceptado por agentes do ICE durante uma operação “direcionada e baseada em inteligência”. O jovem teria “resistido fortemente” à detenção e fugido a pé para a rodovia, onde foi atingido por uma caminhonete Ford modelo 2002. Ele morreu no local.
Um porta-voz do DHS informou que um dos agentes tentou reanimar a vítima com manobras de RCP (reanimação cardiopulmonar), mas sem sucesso. “O agente comunicou a morte aos três imigrantes detidos e orou com eles”, disse.
A Polícia Estadual da Virgínia confirmou que não participou da perseguição, atuando apenas na investigação do acidente. Ainda não há informações sobre o motorista da caminhonete nem sobre o destino dos demais ocupantes do carro onde estava Castro-Rivera.
O DHS culpou, em parte, a disseminação de “desinformação” sobre como evitar a detenção por incentivar imigrantes a resistirem às autoridades. “Infelizmente, este é o trágico resultado desse tipo de resistência”, afirmou a agência.
Fonte: ABC

