O brasileiro Ubiratan Rodrigues, de 41 anos, vai percorrer mais de 6.800 quilômetros em uma jornada de cerca de 50 dias e 11 países para trazer a esposa, Fabíola da Costa, de 32 anos, de volta ao Brasil. Fabíola está em estado vegetativo desde setembro de 2024, após sofrer um mal súbito e três paradas cardíacas em casa, em Orlando (EUA). Sem condições financeiras para arcar com uma UTI aérea que pode custar até R$ 1 milhão, a família optou por realizar a viagem em um motorhome adaptado, que deve ser comprado até o fim de outubro.
O roteiro inclui passagem por México, América Central e países andinos, com entrada no Brasil pelo Acre, e destino final em Juiz de Fora (MG), onde a família espera contar com o apoio do SUS e dos parentes. “A única saída viável hoje é essa. Nossa esperança está em voltar para casa e ter o suporte da família. Estamos esgotados emocional e financeiramente”, disse Ubiratan.
Desde o acidente, ele abandonou o trabalho de caminhoneiro para cuidar da esposa e dos três filhos, de 5, 14 e 17 anos. O motorhome será equipado com cama fixa, suporte para traqueostomia, oxigênio e equipamentos médicos. O trajeto foi cuidadosamente planejado para evitar áreas de risco e regiões desérticas dos Estados Unidos, priorizando rotas com hospitais e postos de apoio.
As autoridades americanas confirmaram que viagens desse tipo são permitidas, desde que os viajantes cumpram regras de fronteira e requisitos sanitários, apresentem documentação do veículo e dos passageiros e garantam que o motorhome possua suprimentos e estrutura médica adequada.
A expectativa é que a viagem comece no início de novembro, marcando uma travessia longa, desafiadora e movida pela esperança de recomeçar a vida no Brasil.
Fonte: G1