Um menino brasileiro de 13 anos está sob custódia federal de imigração após ser detido pela polícia de Everett, em Massachusetts, na semana passada. Segundo as autoridades locais, o adolescente foi abordado após uma denúncia de que estaria indo para a escola portando uma arma. Ele foi revistado e encontrado com uma faca, segundo o prefeito Carlo DeMaria.
Após a prisão, o sistema de identificação por impressões digitais acionou automaticamente o Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE), que assumiu a custódia do garoto antes que ele fosse liberado à mãe, que já o aguardava na delegacia. O menino foi transferido para um centro de detenção na Virgínia, a centenas de quilômetros de casa.
O advogado da família, Andrew Lattarulo, afirmou que o jovem não tem condenações e que as acusações de violência divulgadas pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) são “apenas alegações”. Ele criticou a rapidez com que o ICE levou o menino para fora do estado, sem audiência diante de um juiz juvenil.
A família, que possui autorização de trabalho e está em processo de asilo, entrou com um pedido de habeas corpus para tentar reverter a detenção. Enquanto isso, manifestantes se reuniram em frente à Prefeitura de Everett, pedindo a libertação do adolescente e denunciando o que consideram ações abusivas do ICE.
Fonte: NBC