O condado de Los Angeles declarou nesta terça-feira (8) estado de emergência local em resposta às operações de imigração conduzidas pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE). A medida, aprovada por 4 votos a 1, foi proposta pelas supervisoras Lindsey P. Horvath e Janice Hahn e concede ao condado poderes para mobilizar recursos, solicitar assistência estadual e federal e acelerar contratos destinados a enfrentar os efeitos das batidas.
A declaração prevê alívio no pagamento de aluguel para inquilinos afetados, além de fundos para assistência jurídica e outros serviços sociais. Los Angeles abriga mais de 3 milhões de imigrantes, e as autoridades locais afirmam que as operações do ICE vêm gerando “medo generalizado”, queda de presença no trabalho, impactos nas economias locais e sobrecarga em escolas, hospitais e locais de culto.
“O que está acontecendo em nossas comunidades é uma emergência — e o Condado de Los Angeles está tratando como tal”, afirmou Horvath. “Esta declaração garante que todo o aparato do governo local esteja alinhado para apoiar nossas comunidades imigrantes que estão sendo alvo de ações federais.”
As operações começaram em junho, provocando protestos que, em alguns casos, se tornaram violentos. Embora o governo Trump tenha afirmado que o foco das deportações eram imigrantes com antecedentes criminais, uma análise da ABC News revelou que a maioria dos detidos não possui condenações.
Segundo Horvath, a prioridade agora é agir com rapidez e coordenação. “Esta proclamação é sobre ação e velocidade — ela nos permite mover mais rápido e usar todas as ferramentas possíveis para proteger e estabilizar nossas comunidades”, declarou. O estado de emergência permanecerá em vigor até ser oficialmente encerrado pela Junta do Condado.
Fonte: ABC