Um novo centro de detenção de imigrantes em El Paso, Texas, foi descrito como uma "enorme cidade de tendas" pela deputada democrata Veronica Escobar, que visitou o local duas vezes. A instalação, chamada Camp East Montana, foi construída às margens de Fort Bliss e pode abrigar até 5 mil pessoas, tornando-se o maior centro de detenção de imigrantes da história dos EUA.
Durante sua última visita, Escobar disse ter visto cerca de 1,5 mil detidos e relatou más condições, como piso duro, paredes improvisadas e queixas de que a comida estaria provocando doenças. Muitos dos detidos teriam sido transferidos do centro da Flórida apelidado de "Alligator Alcatraz", após decisão judicial que ordenou o esvaziamento do local.
O governo concedeu à empresa Acquisition Logistics um contrato de US$ 1,24 bilhão para construir e operar o centro. A companhia, que oficialmente tem sede em uma casa no subúrbio da Virgínia, não possui histórico público na gestão de prisões ou centros de detenção. Questionado, o Departamento de Segurança Interna (DHS) e o ICE negaram acesso ao local e não comentaram sobre as condições.
Escobar criticou a falta de transparência e afirmou que os detidos vivem sem informações claras sobre seu futuro: “É como uma caixa-preta para eles”, disse.
Fonte: CBS