O governo dos EUA autorizou cerca de 600 advogados militares a trabalharem temporariamente como juízes de imigração, com até 150 podendo iniciar ainda nesta semana, segundo fonte oficial. A decisão ocorre após o Departamento de Justiça flexibilizar os requisitos para a função, eliminando a necessidade de experiência prévia em imigração.
Esses juízes temporários terão duas semanas de treinamento antes de atuar em processos decisivos, como revogar green cards ou emitir ordens de deportação para imigrantes no país há mais de dois anos. A medida surge em meio ao aumento acelerado de prisões e deportações pela administração Trump, que levou a um engarrafamento recorde de quase 4 milhões de casos no sistema.
Nos últimos nove meses, o número de juízes caiu de 700 para menos de 600 devido a demissões e renúncias, ampliando a crise. Além disso, o Congresso aprovou mais de US$ 3 bilhões em recursos para ampliar o quadro de juízes e apoiar ações de imigração. Apesar disso, a contratação de magistrados permanentes pode levar mais de um ano, o que pressiona a adoção de soluções emergenciais como essa.
Fonte: NPR