Mesmo com o cenário político turbulento entre Brasil e Estados Unidos, o interesse de brasileiros em morar legalmente no país aumentou 19,6% entre janeiro e julho de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. O levantamento é da D4U Immigration, especializada em processos de imigração. Áreas como tecnologia, saúde, ciência e educação têm atraído cada vez mais trabalhadores qualificados.
Os EUA vivem uma escassez crônica de mão de obra. Segundo a U.S. Chamber of Commerce, mesmo que todos os desempregados fossem contratados, ainda faltariam mais de 2 milhões de profissionais. Em abril de 2024, havia 500 mil vagas abertas só em tecnologia, enquanto na saúde a previsão é de déficit de até 200 mil enfermeiros até 2030 e 124 mil médicos até 2034. Na educação, 45 dos 50 estados relatam falta de professores, sobretudo em áreas STEM.
Para brasileiros, além dos salários, a busca envolve também reputação, networking e ambiente de negócios com baixa burocracia e segurança jurídica. Porém, atuar nessas profissões exige validação de diplomas, que inclui tradução juramentada, avaliação de órgãos como a WES, provas técnicas, cursos complementares e certificações específicas, como a licença NCLEX para enfermagem.
Fonte: Terra