O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos em apenas oito meses de 2025 já é maior do que o total registrado nos últimos três anos somados. De janeiro a agosto, 1.844 pessoas foram enviadas de volta ao Brasil — sendo 114 ainda sob a gestão de Joe Biden e a ampla maioria durante o governo de Donald Trump.
Casos como o da família de Lisdete e Sandra, que viveram três anos e meio nos EUA antes de serem deportados, ilustram a realidade enfrentada por muitos. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, desde agosto os EUA passaram a enviar um voo por semana com imigrantes ilegais para o Brasil, contra a média anterior de um voo a cada 15 dias.
Para a secretária nacional Élida Lauris, trata-se de uma intensificação clara da política de deportações, que ganhou periodicidade semanal. Já a professora Carolina Moulin, da UFMG, lembra que o endurecimento migratório foi uma promessa central de Trump e que a agência de imigração e fronteira conta agora com orçamento estimado em US$ 175 bilhões, “um aparato comparável a um orçamento de guerra”.
Fonte: G1