O governo da Coreia do Sul informou neste domingo (18) que chegou a um acordo com os Estados Unidos para a liberação de mais de 300 trabalhadores sul-coreanos detidos durante uma grande operação de imigração em uma fábrica da Hyundai, na Geórgia. Eles serão repatriados em voo fretado assim que concluídos os trâmites administrativos.
Na ação de quinta-feira, a ICE prendeu 475 imigrantes suspeitos de estar no país ilegalmente. Autoridades confirmaram que a maioria dos detidos era sul-coreana, empregada por empresas subcontratadas na construção de uma nova planta de baterias para veículos elétricos, parceria entre a Hyundai e a LG Energy Solution.
Segundo o agente especial Steven Schrank, a operação foi a maior já realizada em um único local pela Homeland Security Investigations, braço da ICE. A ação fez parte de uma investigação sobre possíveis práticas trabalhistas ilegais.
O governo sul-coreano expressou “preocupação e pesar” com o episódio e enviou diplomatas ao local. Os detidos foram levados para um centro de detenção em Folkston, na divisa da Geórgia com a Flórida. Até agora, nenhum deles foi formalmente acusado de crimes, e a investigação continua.
Fonte: CBS