Agentes do ICE Newark, em parceria com o CBP, prenderam no dia 9 de agosto em Cinnaminson (Nova Jersey) o brasileiro Daniel Firmino dos Santos Vicente, que vivia ilegalmente nos Estados Unidos desde 2016. Ele entrou no país com visto de turista em outubro de 2015, mas não retornou ao Brasil após a expiração do documento em abril do ano seguinte.
Durante a abordagem, os agentes encontraram em seu carro uma pistola Smith & Wesson 9mm, uma arma de pressão (airsoft) e uma faca grande, todos visíveis no console central do veículo. Vicente foi detido e agora responde a acusações federais por posse de arma de fogo sendo estrangeiro em situação irregular.
Segundo Ruben Perez, diretor interino do ICE em Newark, o caso evidencia os riscos enfrentados diariamente pelos agentes, que têm registrado aumento de 1.000% nos ataques contra oficiais durante operações de imigração. O brasileiro está atualmente custodiado no Elizabeth Contract Detention Facility, em Elizabeth (NJ), aguardando processo de deportação.