O prédio federal localizado no número 26 da Federal Plaza, em Lower Manhattan, foi evacuado na tarde desta quinta-feira (14) após a descoberta de um pó branco desconhecido na sala de correspondência do nono andar. O local abriga escritórios do Departamento de Segurança Interna (DHS) e do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE), entre outras agências.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Nova York, a substância estava em cinco cartas diferentes. As amostras foram enviadas para análise, inclusive para a sede do FBI em Quantico, na Virgínia. Pelo menos duas pessoas foram expostas ao pó, mas autoridades afirmam que o material não representou perigo imediato. Equipes de resposta a ameaças químicas e biológicas atuaram no local, seguindo protocolo padrão de evacuação.
O prédio é conhecido por abrigar audiências e processamentos de imigrantes e tem sido alvo de protestos sobre supostas más condições para detidos. O DHS nega que o local funcione como centro de detenção e afirma que os imigrantes são processados brevemente antes de serem transferidos. Nesta semana, um juiz federal proibiu temporariamente que o edifício fosse usado para manter imigrantes aguardando deportação, a menos que as condições fossem melhoradas, incluindo fornecimento de colchões, produtos de higiene e mais refeições.
Fonte: CBS