Huntington Park, cidade operária na Califórnia com mais de 50 mil habitantes, vive dias de medo e ruas vazias devido ao aumento das operações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). Com 95,6% da população latina e até 45% de moradores sem documentação, segundo a prefeitura, muitos evitam sair de casa temendo prisões e deportações.
O vereador Jonathan Sanabria, que cresceu na cidade, afirma que a comunidade está sendo alvo de estereótipos e perfilamento racial. A principal via comercial, antes movimentada, agora exibe lojas com portas e grades trancadas, permitindo entrada apenas para clientes conhecidos ou mediante solicitação. Comerciantes afirmam que o objetivo é proteger clientes e funcionários de abordagens indesejadas do ICE.
O esvaziamento tem afetado gravemente a economia local. Donos de lojas relatam queda acentuada no movimento e no faturamento, o que deve impactar a arrecadação de impostos e reduzir serviços públicos. Segundo Sanabria, a ausência de clientes é reflexo direto do medo, mas o apoio da comunidade aos moradores indocumentados ajuda a transmitir alguma sensação de segurança.
Pesquisas da CBS News mostram que, embora a aprovação do programa de deportações do governo Trump tenha caído no geral, ela continua alta entre republicanos. Sanabria, no entanto, argumenta que trabalhadores sem documentação têm papel fundamental para manter preços mais baixos em vários setores da economia.
Fonte: CBS