Funcionários de uma clínica cirúrgica em Ontário, na Califórnia, tentaram impedir agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) de prender um trabalhador hondurenho nesta semana. O momento foi registrado em vídeo e mostra a equipe médica enfrentando fisicamente os agentes federais.
O caso ocorreu na última terça-feira (17) no Ontario Advanced Surgery Center, cerca de 50 km a leste de Los Angeles. Segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS), os agentes estavam realizando uma operação para prender dois imigrantes em situação irregular. Um deles, Denis Guillen-Solis, fugiu a pé e correu até a clínica, onde buscou refúgio.
As imagens mostram funcionários em uniformes médicos tentando proteger o homem. “Tirem as mãos dele”, diz uma funcionária, enquanto outro grita que os agentes “nem têm mandado de prisão”. Segundo o DHS, os funcionários chegaram a trancar a porta da clínica, bloquear veículos federais e até chamaram a polícia para denunciar um suposto “sequestro”.
O diretor da Inland Coalition for Immigrant Justice, Javier Hernandez, confirmou que o imigrante hondurenho foi preso após o confronto. Ele afirmou que Guillen-Solis trabalhava como jardineiro e enviava dinheiro para ajudar no tratamento de diálise da mãe em Honduras.
O caso se soma a uma série de confrontos recentes entre civis e autoridades migratórias na Califórnia. Na mesma semana, manifestantes também entraram em conflito com agentes do ICE em frente ao tribunal de imigração de San Francisco e durante uma operação em uma fazenda de maconha no norte do estado.
Fonte: FOX