O presidente Donald Trump voltou a sugerir nesta terça-feira que cidadãos americanos condenados por crimes deveriam ser deportados — ideia considerada inconstitucional por especialistas. Durante visita ao centro de detenção "Alligator Alcatraz", no sul da Flórida, Trump afirmou que, mesmo os nascidos nos Estados Unidos, “deveriam ser mandados embora” caso cometam crimes graves.
A fala gerou novas críticas, especialmente após o Departamento de Justiça divulgar um memorando autorizando procuradores federais a abrir processos de desnaturalização para quem tenha cometido crimes como tortura, tráfico humano ou violações de direitos humanos. No entanto, especialistas destacam que a Constituição americana proíbe a deportação de cidadãos, especialmente se não houver fraude no processo de naturalização.
A professora de direito Amanda Frost explicou que cidadãos naturalizados só podem ser deportados se houver provas de fraude no processo de obtenção da cidadania — crimes posteriores não justificam essa medida. Trump reconheceu não saber se sua proposta é legal: “Se for, eu faria na hora”, disse ele. O caso ainda não chegou aos tribunais, mas especialistas alertam que qualquer tentativa nesse sentido enfrentaria grandes obstáculos legais.
Fonte: ABC